O que comer? Quando comer? Como comer? Como preparar? Como manter os resultados?
Escolha, combine e equilibre as refeições. Cozinhe sempre mais, mais e mais. Aproveite e envolva a família no preparo dos alimentos.
Vamos começar a exercitar as suas habilidades para a melhor escolha de alimentos e comer com atenção plena?
Planeje o que você vai comer ao longo da semana. Liste as barreiras, as dificuldades e os eventos sociais que vão acontecer.
Menos restrição e mais variedade. Compre em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou menos processados possível, como em feiras livres e hortifrutis.
Comer é prazer! Reserve um momento para se alimentar. Livre de smartphones, computadores e televisão. Coma em ambientes adequados, sem distrações e com atenção plena, sempre que possível com uma boa companhia e em família.
A melhor atividade é aquela que a gente faz. Cuide do seu sono, é fonte básica de saúde. Cuide do seu intestino. Maneje o seu estresse. Promova o autocuidado. Lembre que um comportamento "puxa o outro".
Só se alimente em resposta a sinal de fome, por exemplo a barriga roncando. Fique atento pois vontade de comer não é fome! Emoção assumida não vira comida. Lide com as suas emoções sem usar a comida.
Frutas, legumas, verduras, raízes, tubérculos, cereaos, arroz, feijões, farelo de aveia, sementes, castanhas, iogurte natural, ovos. Faça a base da sua alimentação alimentos in natura, ou minimamente processados.
Uso Racional e eventual dos ultraprocessados. Alguns exemplos de alimentos ultraprocessados: iogurte com sabor (diet, light), cereais matinais, barrinha de cereal, biscoitos, bolos prontos, refrigerantes, sucos industrializados, macarrão instantâneo, alimentos congelados prontos para consumo, temperos prontos, sorvetes, balas, doces em geral.